segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Estou ficando obsoleta... Frustrante!

Estava comentando com uma mãe noutro dia em como hoje TUDO é diferente de quando eu era criança.
Tecnologicamente nem se fala... isto eu nem comparo porque sou da época do ATARI e hoje, com um telefone, você joga jogos melhores em tudo que os daquela época.
Digo na 'montagem' da sociedade. Tínhamos, normalmente, um pai como provedor da casa e ser responsável por decisões mais importantes e complicadas; a mãe era responsável por ser 'professora - chofer - administradora do lar; filhos eram os que deviam 'crescer sob o reflexo e bom exemplo dos pais'.
Hoje: os pais normalmente estão separados, quando não estão, também, em brigas judiciais, ou seja, não vão ter opiniões semelhantes para poder criar na cabeça dos filhos uma idéia uniforme do que será a base para o futuro da criança. Outra, muitos pais não pagam pensão, sendo assim, a mãe é a provedora do lar, mãe, professora (se der tempo). Alguns pais também fazem este papel de polivalente... ainda são raros mas não inexistentes.
O BONITÃO está desde início de dezembro sem ligar para ela. Me pergunto se ele, algum dia, se cobraria estudar com a filha ou somente ter uma conversa sobre o futuro... Tentar ser uma base para ela... Eu não me incomodo em ser, de forma alguma, mas queria entender como alguém que pede a guarda de um filho não 'faz o seu serviço'  e se mostra hábil para fazer até mais ainda.
Achei engraçado porque eu não sabia como abordar o assunto de menstruação com a Jubs. Apesar de ter estudado a área biológica, não tinha ideia de como abordar o assunto com minha filha... Meu irmão, que não é pai, sentou na minha frente, chamou a Jubs e começou:
- Jubs, olha só... Você está crescendo, não é? e mudanças estão aparecendo no seu corpo... Pêlos, está começando até à querer usar sutiã... Outras mudanças também ocorrerão... Uma delas é um sangramento pela pepeca, todo mês. Toda mulher têm isto, é normal. Não precisa ficar preocupada.
- Não estou preocupada não, tio... Quando isto vai acontecer?
- Não sei, varia de mulher para mulher mas a mamãe vai te levar no médico para ele ver se dá para ter uma idéia de quando isto irá acontecer.
- Tá bem. É só isto?
- É.. Pode ir brincar..
E lá foi ela.. e lá foi meu queixo pro chão. Como assim??? Meu irmão conseguiu, de forma espetacular, explicar para a Jubs sobre algo que eu estava completamente travada.
Isto não deixa de ser um exemplo de modernidade, quando meu tio iria me explicar sobre menstruação quando eu era criança? Ou então, mesmo um cara, que não é pai, soube explicar algo fisiológico melhor que a mãe 'travada?
No final das contas, as mudanças vieram e cá estão... temos que nos adaptar à elas...
Até parece que eu ia aceitar ser uma mãe isolada na condição que eram as mães antigas... 'Aos trancos e barrancos' sigo e prefiro os dias de hoje...

5 comentários:

  1. Oi. Minha história é parecida com a sua. Com algumas diferenças. Mas tb fui chifrada, trocada e minha filha tem que conviver com aquela biscate. Queria trocar ideias. Meu email é florafb@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida. Nós às voltas com nossos seres estranhos... Brinco que paguei meus anos de purgatório com certeza. E pela ação movida por ele, com certeza será linha reta minha ida para o céu.. risos... Qtoà sua situação com a atual do marido... bem... sei como é e isto chateia (MUITO!!) mas ... judicalmente estamos atadas, infelizmente.

      Excluir
  2. Bom dia!A audiencia da minha filha foi marcada^.O pai dela agora mora em outra cidade e ela ainda vai fazer 3 anos e eu morro de medo da decisao do juiz quanto à visitação.Meu mundo parou desde ontem.Nada mais faz sentido.Só consigo pensar que tenho que proteger minha pequena e não tenho como fazer. Me sinto de mãos atadas.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!A audiencia da minha filha foi marcada^.O pai dela agora mora em outra cidade e ela ainda vai fazer 3 anos e eu morro de medo da decisao do juiz quanto à visitação.Meu mundo parou desde ontem.Nada mais faz sentido.Só consigo pensar que tenho que proteger minha pequena e não tenho como fazer. Me sinto de mãos atadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha.... é terrível a sensação de impotência. Não sei dizer o que é pior: se é ouvir e ler as coisas escritas pelo pai (ex-marido, ex-namorado...) ou ver que o que você fala ou escreve é posto em dúvida e será tudo colocado numa 'balança invisível' da cabeça do juiz. Te desejo sorte e MUITA CALMA. Mande notícias.

      Excluir