quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Como BRIGAR com a filha?

Como todos já sabem, a Jubs tem meros 6 aninhos e para mim ainda É o meu bebê grande. Tá... até aí, tudo bem...
O PROBLEMA é que este SERZINHO sabe responder como eu quando tinha 12, 13 ou 14 anos!!!!! Caramba!!!!!!
Poxa, quando eu era pequena, bastava uma 'levantada de sobrancelha' ou uma chamada do meu nome num tom um 'pouco' mais firme que eu 'virava um cordeirinho'.
Bem... educação dos anos 70, não é? E como é este raio desta educação de agora?
Dou uma de Super Nanny e a ponho de castigo os 6 minutos (1 minuto para cada ano que ela tiver). Dá certo???????? Que nada!!!!! Ela conversa com os dedos das mãos como se fossem bonecas... Ok... A tiro depois dos 6 minutos e digo para ela pedir desculpas (tudo como é 'ensinado' no programa) senão volta para o castigo... e a resposta que ouço é: Prefiro ficar lá mesmo, sabe? Assim eu fico brincando!
Ou seja: NÃO FUNCIONA O CASTIGO DOS TAIS MINUTOS, pelo menos não com ela.
Dizer que vai tirar isto ou aquilo dela, idem... ela nem liga, se bobear ela senta ao meu lado e separa mais coisas para eu tirar.
A vontade da 'palmada' fica latente mas eu me seguro, afinal sempre prometi á mim mesma que iria educar minha filha de forma diferente que eu tinha sido.
O que funciona??? Conversar?? Piada, né? Isto não funciona mesmo!
Pedir??? Hum... não funciona como deve ser, afinal 'soa' como se ela estivesse fazendo um favor e o que ela tem que fazer no final das contas é obedecer. Não digo 'cegamente' como fui educada, tenho uma "paciência de Jó" para explicar os 'porquês' disto e daquilo.
O que funciona é não falar com ela... Dar um gelo. Mas á droga disto é que 'eu' quem fico péssima!! Ficar sem falar com ela dói em mim... Tá... sei que é PARA O BEM DELA FUTURAMENTE porque ela será uma pessoa educada e tal... mas e eu?? Eu fico péssima.
Fico pensando as 'abobrinhas': Poxa, ela já tem o pai ausente... Se eu virar a 'tirana', ela vai ter á quem?
Noutro dia eu realmente não aguentei... Estávamos numa loja comprando um travesseiro novo para mim, que achava que meu torcicolo era por este motivo: travesseiro ruim. Bem... estávamos eu, minha mãe e a Jubs na loja cheeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeia de 'cacarecos' espalhados á cada pedacinho, entenda, não era desarrumada não mas era uma loja com muitas coisas expostas. Tá, até aí sem problemas.
Eis que a Jubs resolve 'incorporar' a Mulher-Maravilha e ficou rodando como a Lynda Carter, rodando sem parar e tome de derrubar as coisas. Ela fez a primeira e eu reclamei e dei 'aquela olhada básica' e arrumei o que havia caído (ainda bem que não era algo que quebrasse), fez a segunda, a terceira, quando fez a quarta vez eu fiz algo que NUNCA havia feito (na hora me lembrei da minha avó comigo e com meus irmãos) a puxei a orelha dela. Óóóóóóóóbvio que não a 'arranquei' do chão como faziam antigamente mas puxei sim (fiquei péssima depois), ela chorando copiosamente e as atendentes da loja me olhando feio. Ela ficou dizendo que a orelha havia 'descolado' da cabeça para que a minha mãe conferisse se esta ainda estava no lugar.
Caramba... Se bate é errado e se não bate é errado, não digo espancar nem 'descer' o braço... mas um tapa na bunda é errado? 
Não sei se é errado não.... Conversei com uma mãe de 3 crianças e ela disse que os educava como ela havia sido educada, se fizessem algo errado eles apanhavam palmadas.
Tá... mas eu prometi á mim mesma não bater... O sangue ferve porque o serzinho responde (e responde BEM, viu?) e eu fico: Não bater!! Não bater!!!... E tome de respostas!!!
Acho que até hoje dei umas 4 ou 5 palmadas na bunda e este puxão de orelhas agora. Fica péssima, tenho que sair de perto porque acabo chorando (bem longe dela, claro) porque eu FALHEI em não ter feito isto ou aquilo da forma que havia jurado á mim mesma que faria.
Me sinto fracassar... O pai quando a chama atenção ele BERRA, mas BERRA MESMO, dele se gabar depois que ela 'quase fez xixi nas calças quando ele berrou'. Acho isto horrível. A palmada também é horrível... o castigo não funciona.
O gelo funciona mas nem sempre posso utiliza-lo como no caso do shopping. Então o que fazer?
Ouvi uma menina tempos atrás, aos berros com a mãe dizendo: Vou chamar a polícia, você vai presa porque me bateu! E a mãe não se fez de rogada: Então chame!! mas se lembre, eu vou presa e você vai para um abrigo e lá vai ser bem pior que em casa.
Quem é o certo ou o errado? Como é o certo???

Nenhum comentário:

Postar um comentário