quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Confiar em si

É engraçado ler ou ouvir que TEMOS QUE CONFIAR EM NÓS MESMAS... Isto é algo óbvio! Se não confiarmos em nós mesmos, não iremos transmitir confiança para que ALGUÉM (seja lá quer for) confie em nós. E vira um 'bola de neve' cujo tamanho fica absurdo com o tempo que passa...
Ótimo!!! Apresentações feitas!!Sabemos onde temos que começar tudo: CONFIANDO EM NÓS MESMAS!!!! Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaas.... alguém lá atrás nos quebrou... como confiar num carro que capotou e foi 'recauchutado'??? Você nunca mais olha para 'aquele carro' com CONFIANÇA. Na verdade, o que ocorre está mais próximo de ter um quase pavor em dirigir aquele carro de novo.
Infelizmente o que nos faz perder a confiança em nós mesmas é determinado pelo que nos 'abate'. Claro que temos dias e DIAS! Tem aquele dia que nada aconteceu e se acorda com a 'nuvenzinha cinza' na testa e a sensação de que TUDO IRÁ DAR ERRADO é enorme que no fim, vai dar tudo errado mesmo porque você entra com o pé esquerdo, o direito e ainda, de marcha ré!!!!

Não há como prever que dia você irá ter otimismo, bom humor... até porque somos 'regidas' pela TPM (eu brinco que pela TPM: Tensão Pré-Menstrual, TDM: Tensão Durante a Menstruação e TPósM: obviamente Tensão Pós Menstruação) que no fim das contas passamos o mês quase inteiro tensas!!


E claro que não podíamos tirar o motivo óbvio de tensão: O EX-MARIDO
Acontece que a grande coisa está em ver que a culpa não é da nossa ovulação nem do ex-marido, nem da atual mulher, nem da ex-sogra, nem do motorista de ônibus que deu uma fechada no trânsito, ou do passarinho que fez cocô na sua cabeça e sim SUA!
O que nos incomoda existe e SEMPRE IRÁ existir, o 'lance' é você saber olhar para a situação e dar importância ao fato ou não. Tudo tem o tamanho de acordo com o que você absorve e externa do fato. Então... ficar tensa é culpa nossa? SIM!!!! É CULPA NOSSA!!! E deixar de ficar tensa, está na nossa mão?? SIM!!! TAMBÉM ESTÁ!! Então caramba!!! porque nenhum psicólogo ou psiquiatra nunca nos ensinou isto? SEI LÁ! Pode ser que assim acabemos tirando o ganha-pão deles.
Estou batendo na 'tecla' TENSÃO porque somos tensas por natureza. Vivemos olhando o relógio e querendo fazer 2, 3 ou 4 coisas ao mesmo tempo. E os homens?? Bem... eles fazem UMA de cada vez... Poxa... Porque eles não fazem as trocentas como nós? Ué! Para que eles vão fazer se eles nos tem fazendo por eles!!! Nem damos a chance deles sentirem na pele como seria se não fizéssemos.
Então: DIVIDIR TAREFAS (digo isto conosco mesmo), PRIORIZAR E VER O QUE PODE FAZER E O QUE NÃO PUDER... FAZER QUANDO PUDER. Não perder o SONO POR ISTO.
Estou escrevendo para ver se eu aprendo... Vivo tentando agarrar o mundo com os pés e acabo sendo 'atropelada' por ele... 

Vou comentar cada item:
1. Aprender á falar NÃO: Isto estou aprendendo na base da bordoada, querendo ou não mas TENHO que aprender. No fim se você sempre diz SIM você não faz o que precisa porque sempre faz pelos outros e estes nunca fazem por você (com raras exceções);
2. Impor limites ás pessoas: Outra coisa que aprendo com os dias que se passam. É complicado você ser conciliadora, mãe, irmã, filha, neta e motorista, cozinheira, professora, faxineira, pedagoga... e impor limites, afinal você é poli-valente e como assim você não pode fazer só isto pelo fulano ou aquilo para o sicrano??;
3. Valorizar as suas qualidades: Beeeeeeeeeeeeeeeeem... Isto eu não sou muito boa em fazer não, como já escrevi antes e hoje também, me cobro horrores e por isto acabo me pondo como menos do que deveria ser... Um dia, talvez, eu aprenda...;
4. Evitar relacionamentos destrutivos: Putz!! Isto eu já aprendi... Bem... eu 'aterrorizei', né? Não quero relacionamento de nenhum tipo, nem do que destrói nem do que constrói... Vai que constrói hoje e amanhã sai implodindo??;
5. Ter pensamentos positivos: Huuuuuum... Beeeeeeem... outra coisa que oscila... Nem sempre consigo sem positiva, as vezes o LADO NEGRO DA FORÇA VENCE!;

6. Criar projetos para o futuro: Eu crio sim! Para a Jubs e onde eu participo mas para mim?? Ah fala sério!!! Já fiz e desfiz o que tinha que fazer. Para mim eu não quero nada além de que não surjam mais problemas;
7. Ter um HOBBY: Complicado.... Ter um HOBBY? Eu já tive coisas como leitura, fazer exercícios e etc... mas hoje me 'saboto' e não tenho nenhum não;
8. Cultivar as amizades: Isto eu faço e MUITO! A vida já nos 'ceifa' as pessoas, as que 'ficam' devemos cuidar para que permaneçam. Mesmo que sejam poucos os seus amigos, que sejam da sua família, o que for!!! Faça de tudo para mante-los;
9. Fazer planos e SONHAR: Uma coisa bem difícil para mim... quase impossível: SONHAR!!!! Eu sonho com coisas próximas, plausíveis, coisas tolas mesmo. Nada de ir para a Disney porque sei que dependo do bonitão para isto e ele não irá deixar a Jubs ir de JEITO NENHUUUUUUUM!! Mesmo que isto seja só por maldade dele.  Então sonhar com que?? Com príncipe encantado? Na boa!!! SÓ SE EU ESTIVESSE MALUCA!!! Nem ouso sair com alguém por medo do que o bonitão poderá usar contra mim, quanto mais sonhar com isto. Acho que desaprendi de sonhar...
Como sonhar com um Brad Pitt da vida sem pensar: Huuuuuuuum... Ele deve ser assim ou assado e tal... Sei que vou arrumar defeitos... rs...;
10. Cuidar de si mesmo: Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem, eu cuido o básico! Assumo, sou relapsa comigo mesma mas não com a Jubs. Não tenho paciência de cuidar de mim. Cuido  das raízes do cabelo que aparecem, da depilação e de outras coisas mas da saúde, assumo que me deixo de lado na grande maioria das vezes;
11. Não deixar que as críticas alheias lhe derrubem: Isto eu tenho conseguido fazer, claro que alguns escorregões mas tenho me mantido em pé;
12. Aprender com os erros: ISTO FAÇO TODOS OS DIAS E TODO O TEMPO.
Por isto digo para mim mesma: ESTOU TENSA O TEMPO TODO. Meu medo de ERRAR toma conta do meu cérebro e me 'policio' direto por medo de pisar na bola e ser cobrada por isto. E eu nem estou em nenhuma das fases da menstruação... Eu VIVO TENSA!!! Me cobro 2 mil vezes mais do que deveria e não sei virar o botãozinho para o OFF. Durmo aos tropeções... Caramba... isto é justo?? é justo que o mundo me cobre e que eu seja maluca e me cobre tanto ou mais que ele?
Espero que alguém consiga 'descobrir o caminho das pedras' e me MOSTRAR ONDE ELE FICA...





3 comentários:

  1. Oi Drix, leio seu blog e me vejo no seu dilema diário. As dificuldades enfrentadas e as conquistas alcançadas. O amor pelos filhos e a sensação de estarmos sempre sendo cobradas. Não está sendo fácil administrar essa vida de Mãe / Pai ausente que quer ser presente, atual mulher e os sentimentos e questionamentos do meu pequeno. As Vezes acho q preciso sumir e olhar p mim mesma sem me cobrar tanto, me pergunto todos os dias, preciso ser tão cruel comigo mesma, preciso pensar que o Ex pegará meu pequeno hoje, pensar na desculpa que darei caso ele queira ver o pai. Queria a solução p n pensar tanto e conseguir seguir em frente sem medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.... Você resumiu em poucas palavras a maioria dos pepinos que passamos nos nossos dias... É muito complicado conviver com as cobranças externas e, pior que estas, com a internas porque acho que quem nos cobra absurdos somos nós mesmas. Queremos a perfeição e temos como principio algo já 'quebrado' que é o casamento desfeito e ser mãe e pai... Não fomos 'educadas' para isto, estamos sendo condicionadas no dia á dia, na base do tranco e da bordoada, não temos como perguntar ás pessoas mais velhas porque poucos na geração deles, passaram pelo divórcio e pela criação de filhos de forma solitária. Estamos 'descobrindo' e 'desbravando'... Temos que ser valentes, otimistas etc etc etc... SÓ QUE É TÃO FÁCIL FALAR... Fazer é outra estória... E estamos fazendo. Espero que quando as próximas gerações vierem, que nós saibamos passar a nossa experiência e ajuda-los á passar por esta confusão de sentimentos e sensações.
      Vou escrever para você algo que nem sempre consigo fazer por mim, mas procure ser menos cruel contigo. Tente não se cobrar tanto. Seja humana com você. Se pergunte se você merece passar pelo que está passando e ainda piorando a situação toda sendo um capatáz de você mesma.
      Espero que consiga amenizar esta cobrança consigo mesma. Qualquer coisa, estou aqui.

      Excluir
  2. Você pode viajar para o exterior sem a autorização do imprestável do pai. Basta pedir autorização na Justiça.

    ResponderExcluir