domingo, 24 de novembro de 2013

Algumas coisas que ouvimos

Engraçado como ás vezes passamos a nossa vida inteira ouvindo certas frases que nunca surtem efeito mas um momento, alguém fala AQUELA MESMA FRASE e ela parece ser algo novo que BATE CERTINHO com o que você está vivendo e a sensação que se tem é como se você tivesse tomado uma 'tijolada' na cabeça. Sabe quando no desenho animado (óóóóóbvio que digo dos antigos, mais arcaicos) o bonequinho toma uma pancada na cabeça e depois acende uma luz? Exatamente isto!

Minha mãe SEMPRE ME DISSE que eu tinha que pensar no que ia fazer antes de fazer porque tudo que faço reflete na Jubs. Ou seja: NÃO DÊ UM PASSO SEM PENSAR PORQUE AMANHÃ A SUA FILHA IRÁ REPETI-LO.
Eu dou então passos de 'formiga' para que se eu errar eu consigo 'voltar' fácil de onde eu saí e fazer outro caminho. O problema é o tempo que eu levo para fazer qualquer coisa. Qualquer mudança levo tempo demais para fazer qualquer coisa e o medo que sinto em fazer?!?!?
A frase da minha mãe martela a minha cabeça e eu amedronto e fico travada no lugar, dando passos de 'formiga'...
Estava conversando com a minha avó na semana passada, ela está beeeeeeeeeem velhinha, 92 anos. Infelizmente passou por uma cirurgia e a cabecinha dela ficou meio... abalada... Mas ainda assim ela tem momentos fantásticos de lucidez extrema. Num destes momentos ela virou para mim e disse algo que eu já havia ouvido TROCENTAS VEZES, só que DESTA VEZ CAUSOU um efeito positivo.
Minha velhotinha me falou sobre não desistir dos meus sonhos e eu rebati que não tinha mais nenhum além da Jubs. Foi aí que veio a 'TIJOLADA':
- É este o exemplo que você quer dar para sua filha? Ter um sonho é o bastante? Dar passos de formiga é seguro então melhor você quase não andar. No fim você ouvirá dela que entre andar pouco e ficar parada, ela vai preferir ficar parada, tomando sol e o mundo todo que se exploda. Você está dando este exemplo e infelizmente você não está vendo o que está fazendo.
- Mas vó... Eu luto, faço um monte de coisas... Não desisto...
- Eu sei! Acontece que você precisa mostrar isto á ela. Vá fazer uma academia como você fazia antes. Volte á estudar... Procure algo e mostre para a sua filha a luta que você trava para conseguir aquilo.
A conversa continuou mas aquilo que ela havia dito entrou na minha cabeça. Talvez naquele momento eu estivesse mais disposta á ouvir e assimilar que das outras vezes que este assunto veio á tona... realmente não sei. Sei que algo fez uma 'click' na minha cabeça naquele momento.
Eu sempre me sinto uma 'LEOA' cuidando da Jubs... Então preciso mostrar á Jubs que 'se caça', como sair e voltar com a 'vitória' de ter conseguido o que se quer. Mostrar como 'RUGIR', 'MARCAR TERRITÓRIO', até mesmo 'BRIGAR' pelo seu espaço... Eu já fiz isto várias vezes mas não com ela de espectadora vendo 'como é que se faz'...
 Então agora é 'ao vivo', sem ensaios e com a frase da mamãe: 'SEM FAZER ALGO ERRADO PORQUE AMANHÃ SUA FILHA PODERÁ REPETIR O SEU ERRO.'
Vou continuar como sempre faço: PRESTANDO ATENÇÃO 'ONDE PISO' PORQUE SEI QUE MEUS PASSOS SÃO SEGUIDOS POR PÉS MENORES.
A Jubs presta atenção em tudo que digo ou faço. Noutro dia ela estava mexendo no micro e eu disse que queria usa-lo. Ela me perguntou:
- Quer que eu ponha no 'mãe separada'?
Eu quase caí para trás, nem havia 'me tocado' que ela poderia ler ou que já devia ter lido algo. Sei lá... Acho que pensei que ela era ainda o meu ser 'portátil' e que eu tudo via e sabia. Me senti 'A BOBA'... e por outro lado insegura me perguntando o que ela poderia ter lido.
Ela na verdade não leu mas sabia da existência. 
Ela se interessa em saber o que eu gosto e o que eu faço, então eu tenho que fazer coisas certas e boas para ela.
Ou seja: ME MATRICULEI NA ACADEMIA (Que Deus me ajude!!! porque eu não gosto de academia) e vou voltar á estudar para concursos.
Eu TENHO A OBRIGAÇÃO de fazer meus passos bem marcados no chão, como escrevi acima: ESTES VÃO SER SEGUIDOS POR PÉS MENORES. Então tenho que ABRIR CAMINHO, ULTRAPASSAR OBSTÁCULOS E SE EU SENTIR MEDO, CONTINUAR MESMO ASSIM, PORQUE O MEDO NOS FAZ BEM, NOS DEIXA ALERTA. E continuar cuidando da minha pequena porque amanhã ela será grande... e fará os seus próprios passos no caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário