quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Dia de Pavor!

Tem dias que você se pergunta se aquilo está realmente acontecendo ou você está tendo um pesadelo, não é?
Ontem foi um destes...
A Jubs tem feito perguntas BEM complicadas de responder e eu fico 'num mato sem cachorro' - e sem gato! Ela tem me perguntado os 'porquês' da separação e 'quer porque quer' saber se o pai mentiu para ela com a versão do que ele contou sobre a nossa separação.
Me sinto andando sobre 'gelo fino'. Sério! Assusta a 'metralhadora' de perguntas que ela solta e são perguntas com sequência então eu não posso 'perder o fio da meada'...
Bem, vamos ao que aconteceu: estava eu pensando no que ela ia almoçar quando me vem meu ser de quase 6 anos dizendo: "Mãe, é errado eu dizer que tenho saudades de quem não tem saudades de mim?", eu até parei de respirar porque sabia que seria 'uma daquelas conversas'...
- Não Jubs, não é errado mas também a outra pessoa 'nem ligar' para o que você sente é errado 'gastar forças' com algo que não irá mudar.
- Hum... Então é errado eu sentir saudades do meu pai mesmo ele não me telefonando e nem mostrando gostar de mim? Porque ele só diz que gosta, né? Mas você sempre diz que gostar é cuidar, estar junto, se preocupar... e ele não faz NADA disto...
E eu com a colher do arroz na mão sem nem lembrar o que estava fazendo antes... travada... 'pregada' na mesma posição sem saber como responder para não ser dura demais mas também para não mentir para ela.
- Jubs, olha só... seu pai tem um jeito diferente de pensar e de ser... Ele pensa no trabalho dele, nele e na tia fulana no dia á dia mas ele também pensa em você e sente saudade...
- Não sente não! Porque se sentisse ele ligava ou procurava... ou você quem faz isto? Você quem faz que eu fique longe dele? É você quem é culpada, mãe?? Porque ele disse que a culpa é sua!
Bem, fui posta 'contra a parede' e resolvi contar algumas coisas para ela para que ela 'entendesse' quem é o pai dela (psicólogos que me desculpem! mas se ele mente do lado dele eu tenho que contar á ela o que é a verdade).
- Olha só, filhota.... Não foi assim não... Desde que eu soube que estava com você na minha barriga eu amei cada momento, mesmo ficando gorda como seu pai dizia... ou mesmo com ele reclamando que ele não tinha paciência para comprar nada. Quando fui comprar a mobília para você, ele queria usar um berço desmontável para não modificar a casa que tínhamos.
- Então meu pai não gostava de mim desde que estava na sua barriga?
Putz! Aí o almoço já tinha ficado gelado e eu idem! Minha mãe apareceu na conversa e, na boa, as vezes eu acho que ela piora a situação porque ela conta 'a verdade verdadeira demais'...
- Jubs, seu pai não gosta de ninguém! Nem dos pais dele ele gosta! Quando eles precisaram dele, ele disse que ajudaria com dinheiro mas que ele pagassem logo e que não ficassem na casa dele mais que 10 dias porque a casa dele não era deles.
A Jubs me olhava com cara de pavor porque ela tem aprendido comigo que família sempre deve ficar junto, seja na situação que for.
- Mas mãe... O papai não gostava de você? Porque ele ficou com a tia fulana quando eu ainda era pequena? Ele disse que você não quis mais ficar com ele...
Ai... de novo a mesma pergunta da outra vez... Ela deve ter tido com ele esta conversa algumas vezes porque ficou BEM fixado na cabecinha dela. Resolvi, como antes, contar a verdade mas numa versão mais.... 'tranquila'... (eu acho).
- Jubs... O seu pai vem de uma família onde é normal ter namorada quando se é casado e a mamãe não acha isto certo. Então quando o papai 'sumiu' no carnaval com a tia fulana, a mamãe não aceitou voltar para a casa que ela tinha com o papai porque perdeu a confiança nele.
- Ahhhhhhhhhhhhhhhh! É mesmo mãe, ele MENTIU para você e para mim, né? porque ele 'quebrou' a nossa família'!
Meu Deus... onde esta conversa vai parar???
- É Jubs... foi mais ou menos isto mesmo... Então a mamãe pegou as nossas coisas na casa do papai e voltou para casa dos bisos e depois se mudou para casa da vovó e do vovô.
- Mas ele disse que ele nunca te amou e que então cansou de estar com você sem te amar.
Aí minha mãe entra de novo:
- Jubs, seu pai amou sua mãe enquanto ela não tinha outra pessoa para cuidar, como ela cuidava de você, ele procurou a tia fulana para cuidar dele e só dele.
- Mas vó! Eu era bebê e ele não...
E eu não sei? tentei mudar o foco da conversa, reaquecer o almoço, tentei não chorar...
- Mãe, eu não gosto do meu pai porque ele é um MENTIROSO, não gosto de mentiras. Como vou conversar com ele sem saber se o que ele diz é verdade ou não?
Pronto! Queimei o arroz! O que eu respondo agora? Afinal ela pode 'soltar uma perola' destas quando estiver com ele e sabe-se lá que reação ele ou a tia fulana vão ter.
- Jubs... o papai conta como ele vê a estória e a mamãe como ela vê... e quando se conta algo, se conta também com o coração. Se o coração está machucado, tudo fica mais doído... Então o papai conta como ele 'sentiu a situação'. Só isto...
- Mas mãe, ele foi o errado! Ele quem abandonou a família...
- De certa forma, ele queria ser uma pessoa sem família e eu queria ser uma com família, então cada um ficou feliz do seu jeito.
- Você ficou feliz comigo, né mãe? Porque eu sou feliz contigo! Todos os dias!
Pronto... Ganhei o dia mas fui para o banheiro chorar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário