quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia das Crianças e do BOLSO dos PAIS

Passei o Dia das Crianças 'peregrinando' num shopping MUITO BOM, que estava CHEIO DE OPÇÕES para as crianças. Sendo que estas vinham com cupons para retirar BRINDES e quando eu fazia isto, nunca saia 'ilesa' da loja, sempre acabava comprando algo.
Mas tudo bem, a Jubs merece!
Dei á ela uma destas bonecas tipo "Barbie" mas são as 'famosinhas' atuais, minha mãe deu outra e meus avós outra. Então foram 3 da mesma coleção (caramba!!! que bonecas caras!!!) mais as compras pós retirada dos brindes e mais um par de bonecas que eu havia comprado há uns 3 anos, que falam entre sim, brincam e tal, que USAM 12 PILHAS AA mas que eu tinha guardado para quando a Jubs brincasse sem destrui-las, espero que seja agora.
Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem... o shopping LOTADO!!! Cheio de pais com carrinhos de bebês (não entendo o motivo visto serem bebês e não entenderem que raios este dia representa, que no fim das contas representa algo comercial somente nos dias de hoje). Nos carrinhos tinham crianças aos GRITOS, não era chorando meramente, estavam GUINCHANDO mesmo e suas mães desesperadas e sem graça, empurrando os carrinhos e os sacudindo para ver se estes paravam de gritar.
Minha mãe ficou abismada e me disse que achava que as crianças estavam tensas pela movimentação do lugar ou então pela própria tensão dos pais. E eu respondi que não era este o motivo. O REAL MOTIVO era que a grande maioria das crianças que ali estavam, passavam a semana INTEIRA numa creche, com 'tias' que elas conhecem há algum tempo e que seus pais passavam a semana TRABALHANDO, que levavam os filhos para creche de manhã e os buscavam de tarde para de noite. Que estes 'filhos' dos pais trabalhadores conheciam mais as 'tias' da creche que aos próprios pais e que na hora do 'aperto', o colo que elas querem é o que elas conhecem como seguro e que elas ficam durante a semana inteira: O DAS TIAS!! E não o dos PAIS TRABALHADORES mas que seus filhos não conhecem e que não os acalmam.

Sei que tem muitas mães QUE PRECISAM TRABALHAR PORQUE NÃO HÁ OUTRA FORMA PARA SE SUSTENTAR e sei também que estas mesmas mães que trabalham porque realmente precisam durante a semana inteira ainda dão um jeito de serem MÃES DE SEUS FILHOS quando estão com eles. Mas muitas das que trabalham dizem (porque eu mesma já ouvi mais de uma vez): EU PRECISO TER A MINHA AUTONOMIA, SE MEU MARIDO (COMPANHEIRO) TRABALHA E SAI, EU TAMBÉM MEREÇO FAZER POR MIM.
E deixa o filho na creche e vai atrás da sua autonomia.
Não é que eu queira 'levantar uma bandeira' e dizer que as mulheres não devem trabalhar para serem mães e tal. Óbvio que não!!! Mas estou dizendo que elas vão colher os frutos que plantam. Se forem egoístas e egocêntricas com seus filhos, estes também serão.
Eu abri mão de um monte de coisas para mim, para poder focar na Jubs... fiz isto por achar e sentir ser o 'CORRETO'. Fui criada assim e acho que foi certo e procuro fazer o mesmo por minha filha. Ser presente e cuidar dela a maior parte do tempo. Tenho amigas que me crucificaram por isto, outras que riram me chamando de RETRÓGRADA. Tenho conhecidas que usam a 'desculpa' de trabalhar para dizerem que precisam do dinheiro sem realmente precisarem dele porque poderiam viver um pouco mais apertadas e cuidarem de seus filhos.
Eu não as condeno, elas estão atrás da tal AUTONOMIA mas lá na frente, seus filhos vão ser filhos da CRECHE. Porque mesmo o tempo que elas podiam se dedicar á eles, elas vão á noite das mulheres no barzinho, á academia, á yoga e etc... e quando chegam em casa?? Os filhos estão dormindo para amanhã começarem a mesma rotina.
Os pais... BEM, estes contam com o machismo e o achismo para serem pais. Poucos que eu conheço que não se incomodam em trocar uma fralda, dar banho, por para dormir... POUQUISSÍMOS!!!
Aí fica a pergunta: ENTÃO PORQUE RAIOS TIVERAM FILHOS? Para fazerem o 'correto' na sociedade? Porque seus amigos também tem filhos???
Poxa, parecem ser pais de chocadeira...
REPITO: Não estou dizendo que a CERTA SOU EU!!!! E sim que muita gente podia e DEVIA mudar um pouco pelos seus filhos. Pelo menos, até onde eu entendo você trabalha para melhorar de vida não por você e sim pelo que você pretende deixar pelo seu caminho e isto seria: SUA PROLE.
Meu casamento mesmo foi 'condenado' ao fim por esta minha maneira de pensar. O bonitão queria ter posto a Jubs na creche com 4 meses e eu me indignei. Disse que pelo menos até 1 ano e meio ou 2 anos, ela não iria para creche alguma. Eu não dependia financeiramente dele e ainda podia me dar ao luxo de dar á Jubs as coisas do meu bolso. Como??? Trabalhando com vendas, fazendo um horário que desse. Deixando a Jubs com a minha família e saindo 'num pé e voltando no outro'. Porque o bonitão dava de grana no mês o certinho para comprar: o leite em pó, os remédios de refluxo, fraldas e Hipoglós. ONLY THIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O resto eu quem dava meu jeito.
Seria mais fácil por na CRECHE? Óbvio!! Claro que seria... mas... eu prefiro cuidar e ser mãe da Jubs mesmo não tendo tanta AUTONOMIA. Não podendo gastar mundos e fundos em algo. Ter a grana contada... mas ter a Jubs presente e ser presente para ela.
É o que eu acho que seja o certo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário