domingo, 16 de dezembro de 2012

Formatura de Filha

É.... eles crescem e RÁPIDO DEMAIS PARA O MEU GOSTO.
'Parece que foi ontem' que a Jubs entrou na escolinha... pequena, menininha mesmo... não querendo que eu a deixasse lá... Foi um problema o início da adaptação.
E eu, né? Um ser que ama 'pouco' ser mãe... era ela demonstrar que não queria ir para a escola, psicólogos que me perdoem mas eu confesso!!!!!!!!!!!!!!, e eu ficava com ela em casa. "Chocava" a cria mesmo... adorava e ainda adoro fazer isto.
Ela foi se adaptando á escola, fazendo amiguinhos, curtindo o que aprendia e chegava aos pulinhos em casa para contar os ensinamentos do dia. E eu me sentia vendo um "filme" ao vivo porque todo dia eu 'viajava' com as coisas que ela contava.
Então vieram as primeiras melhores amigas... cada dia tinha uma diferente, parecia rodízio... risos..
A saída da escola era um 'capítulo á parte' porque não teve 1 dia nestes três anos que ela estudou nesta escolinha que eu conseguisse pega-la na porta da escola e a trouxesse direto para o carro. Tinha sempre uma amiguinha ou um amiguinho que saia na mesma hora e então saiam os dois (ou três, quantos fossem) correndo pela calçada para ver a casa que tinha o cachorro e ele ficavam brincando com este pelo portão ou então para correrem até outra casa que eles chamavam de 'Castelo da Bruxa' (que de castelo não tinha nada, é um sobrado de dois andares e o tom da pintura é mais escuro mas para estes seres cheios de imaginação, é um Castelo). Ou seja, o horário de saída da escola era ás 17:00 e eu NUNCA conseguia pô-la no carro menos que 17:30 ou 17:40. SEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEMPRE tinha que ver de novo a Maria, a Isabela, o Giovanni, o Arthur, o Guilherme, o Matheus, o Juliano, a Sofia, a Giulia, a Laís, o Enzo, o Eduardo...
Engraçado como passou tão rápido... Ontem na formatura da Jubs foi apresentado um vídeo (nem preciso dizer o quanto eu chorei) e neste tinham fotos desde que eles entraram tão pequeninhos e desenhos deles... Eles mostrando quem queriam ser quando crescessem... tinha de tudo: Lixeiro, Sushi man, Veterinária, Professora, Médico...
Eles dançaram no palco, se apresentaram com uma musica M - A - R - A - V - I - L - H - O - S - A da Adriana Calcanhoto: "Saiba". Dançaram tão bonitinho... a Jubs dançou com Matheus que é o galã da escola (ele realmente é lindo além de ser super educado).
Eu ri, chorei, solucei, aplaudi... tornei á chorar... Fui acompanhada por outras mães, pais, avós... todos emocionados.
No fim da festa a pior parte: a DESPEDIDA DOS PROFESSORES E DOS DIRETORES. Eles fizeram parte da minha vida e a da Jubs por 3 anos. Foi com eles que me 'peguei' chorando, reclamando, pedindo uma ajuda, 'uma luz' por tantas vezes... Como se despedir de pessoas que se tornaram sua família?
Simplesmente não consegui, chorei, abracei... chorei mais, disse que amava á todos, chorei mais ainda...
Como ficar longe da professora da Jubs que a acompanhou no ano passado e neste? Que é alguém que a Jubs além de amar, ela conta com ela no dia á dia...
Juro que o frio na barriga pelo ano que virá está na minha barriga, a Jubs também está receosa mas acredito que mais curiosa e talvez a 'ficha não tenha caído' ainda. Mas eu??? Eu estou 'em pânico'!!! Escola nova? Professores diferentes... ela agora não terá uma ou duas professoras... ela terá mais matérias e por isto, mais professores... Será que terei acertado como acertei na vez anterior?
Sei que soa tolo e até 'meio maluco' o que irei contar mas MUITO antes de conhecer o pai da Jubs, eu ainda morando na cidade onde a Jubs nasceu e não tendo nenhuma possibilidade de voltar para onde meus pais moram, quando vinha passar uns dias na casa dos meus pais passava na frente da escolinha que a Jubs estudou e olhava... e pensava: Quando tiver a minha filhA (sempre soube que seria uma menina) ela vai estudar aqui...
E não é que estudou? E não é que foi perfeito ter estudado lá?
Ela está toda feliz com o diploma dela, conclusão da Pré-escola... Minha mãe disse uma verdade á ela: 'Jubs, este é o seu primeiro Diploma... O primeiro de MUITOS!'. Tenho certeza disto mas esta escola sei também que ela nunca se esquecerá, eu muito menos, porque foi onde a minha filha começou á crescer e eu também.
Hoje sou mãe da Jubs, que sabe ler e escrever... que sabe fazer contas de mais e de menos (de unidades e dezenas), que sabe até fazer uma pequena redação... E mais que isto: que aprendeu á respeitar os outros, que aprendeu á fazer amigos, onde sorriu e chorou... Onde viveu!



Nenhum comentário:

Postar um comentário